A Câmara Municipal de Porto do Mangue (CMPM) retomou as atividades legislativas nesta quarta-feira, 4.

A sessão solene foi presidida pelo vereador-presidente da Casa, Juscelino Gregório (PPS), ele abriu os trabalhos da 1ª Sessão Legislativa da 6ª Legislatura do Parlamento Municipal; fugindo o protocolo, o presidente primeiro concedeu a palavra aos edis para saudações de boas vindas, os vereadores Jailson Fernandes  (PSD); Alciene Rodrigues (MDB), Aclécio Santana (PHS), Helene Costa (PHS), Júnior Bola (PSB); Nivaldo Cristino (SD) e Jean Maia (SD), utilizaram do tempo estabelecido para a fala.

O vereador Jean Maia (SD), aproveitou para fazer críticas a gestão, afirmou que iria continuar cobrando as ações da Prefeitura na cidade.

A sessão transcorreu na sua maior normalidade, populares e autoridades lotaram o auditório da Câmara para acompanhar a leitura da Mensagem Anual do chefe do Poder Executivo.

O prefeito Sael Melo designou o secretário Elizeu Dantas da pasta da Administração para fazer a leitura da mensagem.

O prefeito destacou as inúmeras ações realizadas por sua gestão que está no 4º ano:

Amigos, compartilho com vocês a alegria de chegar aqui conduzindo o município de Porto do Mangue com estabilidade administrativa, equilíbrio financeiro, pagamento de servidores e fornecedores em dia, hoje, como gestor quero apresentar um balanço das nossas inúmeras e até incontáveis ações desenvolvidas em nossa cidade, vou também falar um pouco do que pretendemos para este ano de 2020.

O prefeito Sael Melo falou de investimentos realizados na saúde e na educação, carro chefe da sua gestão, já que historicamente está sendo o único prefeito a investir pesado nessa área:

[…] Temos números para provar que estamos fazendo o máximo para que o cidadão tenha total assistência na hora em que precisar. […] Amigos, anualmente só aumentamos os investimentos na área da saúde, são mais de 30% por cento de recurso próprio aplicados nesta área, valorizamos a vida de cada um de vocês; enquanto outros municípios e a obrigação é de apenas 15%.

Na educação é onde se concentram os maiores investimentos do ‘saelismo‘ (termo usado para identificar o governo do prefeito Sael Melo) , onde está garantido o transporte aos alunos do Ensino Médio que residem na Zona Rural e foi implantamos o Programa Reforço Escolar, com a realização de oficinas e a distribuição de almoço para aproximadamente 600 crianças. O prefeito Sael também fez contratações jovens para ser assistentes e auxiliar na alfabetização de crianças do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental I. Pela primeira vez a Prefeitura aderiu ao selo Unicef, com intuito de melhorar as ações educacionais do município. Outro marco foi a criação da ‘Bolsa Estudantil’, que garante bolsas para universitários no valor de R$ 300,00 e para estudantes do IFRN R$ 150,00; o prefeito Sael tem investido na quilificação continua dos professores e disponibiliza bolsas para de Estudos Mestres e Doutores para professores efetivos com direito 56% o valor da mensalidade.

A mensagem teve duração de aproximadamente 20 minutos, o secretário Elizeu finalizou a leitura dizendo: “…vamos em frente!”.

O público presente aprovou a mensagem aplaudindo por alguns minutos, os parlamentares elogiaram e demostraram satisfação com a apresentação das ações desenvolvidas pela gestão do prefeito Sael Melo.