Aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores de Porto do Mangue, na manhã desta terça-feira, 27, uma reunião realizada pelo IBGE, que contou com a presença da Controladora Geral da Câmara Municipal, Valéria Raiane, do chefe do gabinete da Prefeitura Municipal de Porto do Mangue, Rodrigo Amorim, a reunião ainda teve representação da sociedade civil organizada, representada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Mamédio Amaro de Andrade (Néneu), do diretor da Escola Municipal Francisca Serafim de Sousa, o professor Chagas Santos, e representando a imprensa local, R. Alves do site OPortomanguense.

A reunião de apresentação da metodologia do Censo 2020, foi apresentada pelo coordenador de área do IBGE, Yale Martins e por Wilson, chefe da Agência do IBGE em Assú-RN.

De acordo com as informações repassadas pelo coordenador do IBGE, Yale, será montada uma estrutura física na cidade, um posto de trabalho dos recenseadores e dos supervisores que serão selecionados através de processo seletivo que será realizado pela FGV-Fundação Getúlio Vargas, no total serão disponibilizados 8 vagas para a cidade de Porto do Mangue.

O Censo serve para conhecer em detalhe como é e como vive o nosso povo é de extrema importância para o governo e para a sociedade. Os resultados obtidos através da realização do Censo Demográfico permitem traçar um retrato abrangente e fiel do País.

É uma tarefa que exige um planejamento longo e sólido, o que pressupõe a consecução de diversas etapas fundamentais para garantia de uma produção de informações relevantes e confiáveis.” disse Yale.

O resultado final apresentado pelo Censo 2020, será produz informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada. Além disso, uma sociedade que conhece a si mesma pode executar com eficácia ações imediatas e planejar com segurança o seu futuro.

Retratar o Brasil que entrará na próxima década é um desafio para o IBGE. Qual é o tamanho da população brasileira? Em que condições vive? Como se distribui no Território Nacional? Qual é o nível de escolaridade de nossas crianças e jovens? Quais as condições de emprego e renda da população? Estas e muitas outras perguntas serão respondidas pelo Censo Demográfico que o IBGE realizará no ano 2020.