12 meninos e técnico são retirados da caverna na Tailândia

184
0

CHIANG RAI, Tailândia — O último menino e o treinador foram retirados da caverna agora parcialmente inundada no Norte da Tailândia onde estavam presos havia 17 dias, depois que os três e 10 colegas do time de futebol amador Javalis Selvagens foram surpreendidos por uma inundação.

Mergulhadores iniciaram às 10h08 desta terça-feira (horário local, 00h08 de Brasília) a etapa final do resgate dos 12 jovens de 11 a 16 anos e seu treinador, que durou três dias no total. Mais cedo, três jovens deixaram o labirinto. Oito garotos já haviam sido levados para o hospital na capital da província de Chiang Rai no domingo e na segunda-feira.

A Marinha da Tailândia anunciou a conclusão do resgate no Facebook:

“Não temos certeza se é um milagre, ciência ou o que for. Todos os 13 javalis selvagens estão fora da caverna”, disse a página do órgão de Defesa.

Choveu forte na região na madrugada desta terça-feira, o que poderia ter complicado a ação da equipe. O ex-governador de Chiang Rai e comandante da missão de salvamento, Narongsak Osotthanakorn, afirmou que o trabalho agora foi uma “corrida contra a água e o tempo”. As operações bem-sucedidas anteriores, que trouxeram oito garotos no domingo e na segunda-feira, foram realizadas com tempo seco.

Os oitos primeiros resgatados estão sendo tratados em uma ala de isolamento em um hospital de Chiang Rai e apresentam bom estado de saúde.

— Os oito estão em bom estado, não têm febre — disse à imprensa Jesada Chokedamrongsuk, secretário permanente do Ministério da Saúde, no hospital Chiang Rai. — Todos estão em bom estado mental.

Esta foi a informação mais concreta sobre o estado de saúde dos jovens anunciada até o momento. Os meninos foram submetidos a vários exames, como de sangue e raio-X. Dois jovens apresentavam sintomas de pneumonia, mas receberam antibióticos e estão bem, informou o secretário.

Fundado em outubro de 2011, é o 1º site de notícias & entretenimento de Porto do Mangue, atualmente com liderança consolidada na cidade e região da Costa Branca.

Publicidade:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here