PORTO DO MANGUE – O Sindicato dos Trabalhadores Rurais – STR, juntamente com representantes das Associações dos Assentamentos rurais: Rio Doce, Planalto do Mel, Tocantins, Carajás, representante da Câmara dos Vereadores, se reuniram na manhã desta sexta-feira, 6, com o técnico da EMTER, para tratar sobre a implantação do SIM – Serviço de Inspersão Municipal.

De acordo com o ex-vereador e atual secretário do STR – PM, Carlinhos do Rosado,
“-A implantação visa aprimorar as boas práticas na produção de alimentos de origem animal e vegetal e que dará condições aos pequenos produtores rurais de comercializarem seus produtos de acordo com a legislação sanitária”. Ressalta.

Com a criação do SIM, os abates de animais realizados no município para fins comerciais passam a ser monitorados, inspecionados e certificados, através do selo de garantia. O SIM também trará vantagens no plano da geração de renda para agricultores familiares, pequenos produtores e empreendedores que atuam na produção e manipulação de alimentos, comercialização de carne in natura ou de verduras, frutas, polpas, leite, mel e derivados.

Produtores terão a possibilidade de acessar mercados formais como as compras da agricultura familiar, PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e uma série de outros mercados que, às vezes, ele não está participando porque hoje é exigido o selo SIM nesses produtos. Hoje, os municípios que pleiteiam o serviço/implantação do SIM são: Porto do Mangue, Carnaubais e Afonso Bezerra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here