Pescadores de Porto do Mangue participam de palestra sobre a sustentabilidade da pesca de camarões

Pescadores de Porto do Mangue participam de palestra sobre a sustentabilidade da pesca de camarões

Sob a coordenação técnica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o professor  Professor Fúlvio Freire, apresentou o projeto “Manejo Sustentável da Fauna Acompanhante da Pesca de Arrasto na América Latina”, que visa promover a sustentabilidade da pesca de camarões na América Latina, incluindo a redução de desperdícios, assim como, o desenvolvimento de tecnologias e ações de gestão para mitigar o impacto da atividade.

O encontro com os pescadores portomanguenses e a equipe técnica, aconteceu na Colônia de Pescadores Z-17, o presidente da instituição, Francisco Hélio dos Santos, marcou presença.

Um dos principais objetivos do Projeto REBYC II- LAC é a redução da fauna acompanhante na pesca de arrasto de camarão, através do desenvolvimento de dispositivos de exclusão dessa fauna.

A pesca de arrasto de camarão é reconhecida internacionalmente como uma das maiores ameaças às tartarugas marinhas. Os primeiros sinais sobre o perigo que ela representa para as tartarugas foram observados no final da década de 1970, no Golfo do México. Nessa região, o período de pesca do camarão coincide com o de desova das tartarugas. Assim, a captura do crustáceo resultava na morte de muitas tartarugas marinhas.

Mas esse cenário deve começar a mudar por causa de um projeto da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) denominado Manejo Sustentável da Fauna Acompanhante na Pesca de Arrasto na América Latina e Caribe (REBYC II – LAC). Esse estudo é desenvolvido simultaneamente em seis países da América Latina e Caribe: Brasil, Colômbia, Costa Rica, México, Suriname e Trinidad e Tobago. Seu objetivo é apoiar o desenvolvimento sustentável da pesca de arrasto de camarão e as pessoas que dependem dela. Além disso, visa aprimorar o “manejo do bycatch”, captura de espécies que não são alvo da pescaria.

Para saber mais sobre o Projeto REBYC e história do TED acesse os sites:

http://www.fao.org/in-action/rebyc-2/en/

https://www.fisheries.noaa.gov/southeast/bycatch/history-turtle-excluder-devices

http://www.dnr.sc.gov/seaturtle/teds.htm

Sobre o Autor

OPortomanguense
OPortomanguense

Fundado em outubro de 2011, é o 1º site de notícias & entretenimento de Porto do Mangue, atualmente com liderança consolidada na cidade e região da Costa Branca.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *