Exoplaneta mais próximo da Terra pode ter condições para abrigar vida

Exoplaneta mais próximo da Terra pode ter condições para abrigar vida

Um estudo conduzido no Instituto Carl Sagan daCornell University mostrou que, diferente do que se pensava, podem existir condições necessárias para o desenvolvimento de vida no exoplaneta conhecido como Proxima b. Esse é o planeta que não pertence ao Sistema Solar que é o mais próximo da Terra, a cerca de 4,2 anos-luz.

Existem fatores favoráveis à vida em planetas que orbitam estrelas conhecidas como anãs-vermelhas, caso do Proxima b, que se movimenta em torno da estrela Centauri. Contudo, a instabilidade e hostilidade de astros como esse também são desvantagem.

“A barreira principal para a habitabilidade desses mundos é a atividade de suas estrelas hospedeiras. Explosões estelares regulares podem banhar esses planetas em altos níveis de radiação prejudicial à vida. Além disso, durante longos períodos de tempo, o ataque de radiação de raios-X e fluxos de partículas das estrelas hospedeiras colocam as atmosferas desses planetas em risco”, conta Jack O’Malley-James, um dos responsáveis pela pesquisa, ao Universe Today.

Para determinar se a vida poderia existir nessas condições, os norte-americanos consideraram as condições do planeta Terra há cerca de 4 bilhões de anos, quando a superfície terrestra também era hostil à vida. Isso porque, além da atividade vulcânica e de uma atmosfera tóxica, a paisagem terrestre foi bombardeada pela radiação ultravioleta, forma semelhante a dos planetas que orbitam estrelas como a Centauri atualmente.

Isso significa que a vida poderia existir em planetas vizinhos como Proxima b mesmo com níveis severos de radiação. Proxima Centauri tem cerca de 4,8 bilhões de anos, aproximadamente 200 milhões de anos a mais o que Sol. Se considerarmos que a vida na Terra surgiu há 3,5 bilhões de anos, e que o exoplaneta nasceu pouco depois de sua estrela, é possível concluir que houve tempo, sim, para o desenvolvimento de vida no astro.

Galileu

Sobre o Autor

OPortomanguense
OPortomanguense

Fundado em outubro de 2011, é o 1º site de notícias & entretenimento de Porto do Mangue, atualmente com liderança consolidada na cidade e região da Costa Branca.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *