Programa “Mais Você” exibiu a situação dos "caroneiros" de MossoróAs “caronas amigas” utilizadas diariamente por estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) para se deslocarem no trajeto de ida e volta até as instituições não são novidades para os mossoroenses.

O problema é antigo, fruto da ineficiência do transporte coletivo no município. Tão grave o problema que a situação ganhou repercussão nacional com a exibição de uma reportagem no programa “Mais Você”, da Rede Globo.

A cena de dezenas de estudantes universitários ao sol à espera de uma “carona” para voltarem para casa revoltou a apresentadora Ana Maria Braga. “Cadê o transporte público? Para onde vai o dinheiro dos impostos que os mossoroenses pagam?”, indagou Ana Maria Braga.

O vídeo sobre a situação dos estudantes foi intensamente compartilhado nas redes sociais, acompanhado de comentários de quem conhece de perto a realidade apresentada na reportagem. É o caso da jovem Ana Moreira, ex-estudante da Uern, que diariamente utilizava a carona para poder voltar para casa.

A prática da carona é uma necessidade diante da insuficiência de ônibus para atender a demanda. São apenas 18 linhas de ônibus para atender a toda a cidade, e a grande maioria deles não vai até a Universidade.

A Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) assinou o contrato com a empresa BR Buss, de Taboão da Serra (SP), para iniciar o processo de ampliação da frota de ônibus. A proposta do Executivo é que 35 ônibus sejam colocados em circulação, com implantação de novas linhas, inclusive a Universitária.